A terrível dor da fascite plantar ou esporão de calcâneo, qual diferença entre estes ?

Existe algo mais incapacitante do que perder nossa capacidade de locomoção pela fascite plantar? Ainda mais quando temos nosso aparelho locomotor em condições porém o problema está em se apoiar com os pés no chão.

Fascite plantar

Quando a inflamação se dá por causa da fáscia, uma espécie de tecido que reveste toda a estrutura óssea dos pés, chamamos de fascite plantar, inflamação na planta dos pés.

Esporão de Calcâneo

Pois bem, com o passar dos anos e da nossa dificuldade dos nossos osteoblastos em regeneração óssea, devido a pressão da área do calcanhar, há a liberação de pequenos fragmentos ósseos, que se solidificam novamente, vão criando uma estrutura geralmente pontiaguda.
Então, essa estrutura danosa, popularmente chamada de esporão de calcâneo se forma.
Com o movimento mecânico do andar, este corpo ósseo, acaba por gerar fricção e eventualmente uma inflamação dos tendões ou da fáscia.

Quando alguma destas inflamações ocorrem, apresentam as dores que impedem de nos apoiarmos a pisada ao caminhar.

Tratamento da fascite plantar e esporão de calcâneo pela acupuntura

É importante frisar que no caso do esporão de calcâneo, não existe como se livrar desta formação óssea sem uma intervenção cirúrgica, pois é um corpo ósseo indesejado.
Mas é importante dizer que a acupuntura pode fazer dois tipos de tratamento tanto para o esporão de calcâneo quanto para a fascite plantar.

Emergencialmente recomendamos um escalda-pés que pode ser feito em casa. Há um post no site para te auxiliar, clique aqui e aprenda a fazer.

Preventivo

A fim de que a saúde óssea seja preservada evitando esses problemas ósseos, conseguimos o equilíbrio no paciente focando no problema de perda de essência pré-natal. Assim, preventivamente, impedir a formação do esporão de calcâneo.

Na fascite plantar, verificamos a energia do fígado e rins, pois do fígado provém os tendões e o rim, origem de Yin e Yang.

Tratamento pela acupuntura

Primeiramente realizaremos a avaliação do paciente para entender como está sua saúde no momento e para definição da síndrome, então definição do tratamento.

Deste ponto em diante o terapeuta pode definir as melhores técnicas para tratamento da fascite plantar.
Excelentes resultados são conseguidos através do uso de ventosaterapia, acupuntura com agulhas e moxa como pode ser visto abaixo:

A inflamação e dor sendo eliminadas, a formação óssea indesejada continuará do mesmo jeito, podendo futuramente vir a se manifestar novamente.

No caso do esporão de calcâneo, a cura definitiva vira somente se houver uma intervenção cirúrgica, porém a acupuntura traz o alívio da dor e a volta da locomoção.

Tempo de tratamento

Por se tratar de uma condição aguda, é possível que em poucas sessões a inflamação desapareça completamente. Lembrando que no caso do esporão, como se trata de uma condição física, caso a reincidência seja muito frequente, talvez haja a necessidade de uma intervenção cirurgica.

Acupunturistas que queiram discutir tratamentos e pontos desta condição, podem entrar em contato comigo pelo whatsapp disponibilizado no site, terei prazem em ajudar.


cbiscuola

Acupunturista na Clínica Harmonia Corporis, formado em Acupuntura pela EBRAMEC, com formação adicional em Nova Craniopuntura de Yamamoto e Atendimento emergencial com Acupuntura.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *