Desde a antiguidade
Não é de hoje que o escalda pés é empregado para relaxar o corpo e a mente. Há muitos anos, nossos antepassados tem usado a simples terapia como auxiliar de saúde dentro dos lares.
Muitos conhecimentos dos mais velhos, vem de uma época onde a assistência médica era muito precária. Imagine há 100 anos nos vilarejos dos rincões do Brasil a precariedade do serviço de saúde ? Ainda hoje há regiões bem precárias.
Logo os tratamentos simples e eficazes, ganharam espaço nos lares dos menos favorecidos.
Porque funciona
Bem, de acordo com a medicina tradicional chinesa, quando o organismo está com deficiência de qi ou Yang, então há o prevalecimento do yin, que é mais parado e frio. O calor (substância yang) então pode ser empregado para repor esta energia deficiente, fazer mover, devolver fluxo nos canais dos órgãos.
Então, como a água quente é um ótimo condutor de calor (e frio), os banhos, assentos e escalda pés faziam sentido para promover esta energização.
Apesar do corpo humano possuir mais de 600 pontos que se interligam num intricado emaranhado de conexões entre interno e externo, fora e dentro e entre os órgãos.
Os pés tem vários pontos importantes, ligando por exemplo, Rim, Bexiga, Fígado, Vesícula Biliar, Baço e Estômago. Sendo que os primeiros pontos dos membros possuem em sua maioria a função de emergir as energias nos canais de acupuntura.
Portanto faz muito sentido essa energização pelos pés.
Quais os benefícios?
Podemos enumerar vários, mas os principais são:
- Relaxamento muscular dos membros inferiores principalmente, mas acaba relaxando os membros superiores.
- Alívio do estresse e do cansaço, principalmente por conta do Rim.
- Melhora a circulação de sangue, por conta do fígado.
- Alivia as dores. Ex: fascite plantar e artrite, Principalmente as dores por frio.
- Melhora o sono, por conta do Rim, promove equilíbrio da substância “Shen”, mente.
- Alivia resfriados e gripes, principalmente por ataque de ventos frios.
- Aromaterapia, traz conforto, relaxamento e diminui ansiedade.
Como contra indicação seria resumido somente nos casos de calor em excesso tais como processos febris e problemas graves circulatórios (ex: tromboses).
Materiais necessários
Um bom escalda pés é necessário somente a água quente com sal grosso. O sal grosso é a substância do movimento água e que beneficia os rins e bexiga.
No entanto, a adição de ervas potencializa o efeito terapêutico.
Artemísia – além de aromática, tem o poder de fazer o calor internalizar
Alecrim, alfazema, cravo, canela e outros extratos e óleos com seus respectivos benefícios.
A água deve ser limpa e quente entre uns 50 graus, ou suficientemente possível de colocar os pés por alguns minutos.
A quantidade de água deve cobri os ossos do tornozelo (maleolo), assim, atingirá mais pontos de acupuntura.
Uma toalha de banho e um calçado.
Quanto tempo devo ficar?
Quem determinará o tempo é a temperatura da água, importante não ficar com os pés na água fria, sob risco de perder o efeito do tratamento feito.
Quando a água estiver quase na temperatura do corpo, pode sair do escalda pés. Certifique se de ficar no mínimo uns 5 minutos.
Depois deste tempo, secar bem os pés. Colocar uma meia é um calçado fechado. Se estiver calor o dia, pode calçar um chinelo.
Precauções para o escalda pés
Certifique se de fechar janelas e correntes de vento durante o tratamento e jamais pise no chão frio descalço após o tratamento, sob risco de piorar e ter complicações musculares, câimbras e ou músculos travados.
Aproveitando o seu tempo consigo.
Como podem ver, é um tratamento para qualquer pessoa. Além de todo benefício direto, pode aproveitar o momento para uma leitura, meditação e gastar o tempo cuidando de si, fisicamente e mentalmente.
Façam e me contem nos comentários o que acharam e como se sentiram. Abaixo segue um link do passo a passo em vídeo.
0 comentário