Qual é o melhor momento de buscar ajuda profissional?

Aqui descrevo como é feita uma sessão de acupuntura ou qualquer tratamento pela medicina tradicional chinesa na minha pratica clínica. Mostro no vídeo os instrumentos mais utilizados nas sessões de Acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, Guasha e Auriculoterapia.

Logicamente o mundo ideal é aquele em que as pessoas prestam atenção em sinais e sintomas diariamente. Ao menor sinal de alteração do indivíduo, seja emocional ou físico, o paciente busca ajuda profissional para promover o reestabelecimento da sua saúde.
Fato é que na cultura brasileira, muitas pessoas não se atentam ao que o corpo fala. O corpo fala e as vezes até “grita”.
Quando o corpo fala, o paciente vai buscar alguma ajuda. Vai entrar na internet e “dar um Google “, vai recorrer a medicamentos, vai para o pronto socorro.
Muitas vezes a situação já deixou de ser aguda e passou a ser crônica. Afinal, depois de muita sola gasta, já quase sem esperança, o paciente procura o acupunturista como a sua última cartada.

Brincadeiras a parte, não podemos culpar as pessoas, uma vez que a medicina chinesa não faz parte da cultura de um povo. Mas temos essa opção como busca de solução para os nossos problemas.

Como é uma sessão de medicina chinesa ?

Primeiramente, na clínica Harmonia Corporis, o paciente entra em contato conosco para conversar sobre o seu caso/queixa. Diante da conversa inicial, marcaremos uma data para fazermos a avaliação e tratamento.

Diferentemente da medicina ocidental que você faz a visita num local, exames em outro e compra medicamentos na farmácia para tomar em casa. Na medicina chinesa, tudo isso é feito numa consulta.

Na primeira sessão, vamos conversar sobre o seu histórico e anotar tudo numa ficha de Anamnese. Nesta ficha abordaremos vários assuntos relacionados a você e a sua queixa principal.

O acupunturista realizará exames adicionais com palpações em áreas específicas, tomada de pulso, visualização do aspecto geral do paciente, temperaturas, dores, movimentos e análise da língua.

Estes são todos os exames necessários. Caso o paciente tenha um exame de medicina ocidental e quiser trazê-lo, pode trazer, porém não é mandatório.

Após os exames e anamnese, o terapeuta, identificará a doença chinesa e sua disfunção energética e vai propor o tratamento, com as técnicas melhores para o momento e se haverá necessidade de outras sessões.

Na nossa clínica, já oferecemos o tratamento na primeira sessão, por isso que a primeira consulta dura em torno de 1 hora e meia, entre conversa, exame e tratamento.

Com a doença chinesa identificada, o acupunturista definirá o protocolo de pontos para o tratamento dentre os mais de 600 pontos bilaterais que possuímos.

Após o agulhamento, o paciente permanecerá com as agulhas em repouso, por cerca de 30 minutos, neste tempo, o acupunturista acompanhara a evolução e poderá realizar manobras nas agulhas, conforme indicação terapêutica.

Após o tempo, o paciente é despertado para a retirada das agulhas, ventosas, moxa ou qualquer que seja o tratamento. Ao final está liberado para o seu próximo compromisso.

O que sentimos durante a sessão ?

Há diversos relatos, cada ser é um universo em si. mas é comum descreverem as seguintes sensações:

  • Paz
  • Relaxamento
  • Formigamento
  • Calor
  • Frio
  • Coceira
  • Picada
  • Incomodo de pensamento

Tudo pode aflorar, a maioria das pessoas de fato dormem, mas há quem fique incomodado com o seus pensamentos. Tudo é possivelmente normal e diz muito ao profissional para saber se esta no caminho certo.

Agudo ou crônico, o que isso influencia na sessão de acupuntura?

Muitas vezes, o paciente chega até o profissional da acupuntura numa situação muito crônica, a doença se aprofundou. Nestes casos o paciente tem que entender que o tempo para ajuste de todas as desarmonias será maior. Portanto levará várias visitas para ajuste e organização dos padrões desarmônicos.

Ideal, seria um trabalho de prevenção, assim como objetivo, um vida saudável é com problemas simples de resolver, em muito menos tempo.

Ao menor sinal de problemas, busque um acupunturista, será muito mais rápido o resultado. A efetividade sempre é alcançada. O bom profissional sabe da sua limitação e consegue ir até onde a medicina tradicional chinesa pode trazer resultado, informando o paciente das especialidades que ele tem que buscar nos casos mais complexos.



cbiscuola

Terapeuta de Medicina Tradidional Chinesa, formado pela Universidade EBRAMEC. Com especialização de atendimentos de emergência e Cranioacupuntura. Professor de Terapias Integrativas na Unicesumar e na plataforma Maestro.

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *