Há mais de 3.000 anos, com textos que datam das dinastias Yin e Shang é comprovada o uso da Medicina Chinesa. De acordo com a universalização e a sua eficiência, a acupuntura tornou-se popular em todo o mundo como uma forma acessível de medicina para a população da China, que era numerosa desde os tempos remotos.
Atualmente, a MTC (medicina tradicional chinesa) é amplamente praticada em todo o mundo devido à sua tradição e abordagem holística da saúde. Técnicas como a acupuntura são usadas para promover o livre fluxo de energia e a homeostase no corpo.
A diferença da medicina tradicional chinesa é a individualização dos tratamentos, pois o entendimento é que as pessoas e as doenças são únicas, por exemplo: A mesma doença em indivíduos distintos podem ser diferentes e ter tratamentos diferentes.
O foco no paciente e não na doença, faz com que todos os atendimentos sejam exclusivos e direcionados, por isso uma medicina mais humanizada.
Portanto, na mesma sessão, o paciente é diagnosticado e tratado. Não é mágica, é o conhecimento ancestral na prática.
Primeiramente, é fato que o nosso corpo processa alimentos e oxigênio, gerando energia (Qi) e sangue, isso é o que nos torna vivo. Desta forma, usando de técnicas, o acupunturista, vai “estimular” isto, de modo que o que estava desarmônico fique harmônico.
Como resultado, utilizando a acupuntura e as fitos (ervas), “tratamos por fora, tratamos por dentro, o mal não tem por onde escapar”.
Agulhas
Não é só de agulhas que se trata a acupuntura. Em Chinês, a palavra do termo que descreve este ramo da Medicina Chinesa é zhēnjiǔ, onde Zhen significa Agulha e Jiu Aquecimento (no caso pelo uso da Moxa). Com isso, o termo traduzido para Portugues parece que ficou pela metade. O uso da Moxabustão é parte da Acupuntura assim como as agulhas.
As agulhas de Acuputura atualmente são descartáveis e sua espessura é da ordem de 0,25mm. Cerca de 8 vezes mais fina que uma agulha intradérmica.
Em muitos casos a aplicação é indolor. Porém algumas regiões são mais sensíveis. Mas o paciente ocidental tem que entender que a energia que manipulamos pelas agulhas oferecem sensações, que algumas pessoas chamam de desconforto, picada, choque, latejamento, coceira ou dorzinha. Isso é a sensação de sua energia sendo estimulada, porém, precisamos buscar o Qi para termos um bom funcionamento do tratamento e a isto denominamos em Chines de “De Qi”.
Por sua vez a Moxa (Bastão de Artemísia) serve para conduzir energia para o corpo, uma vez que o calor é composto por energia Yang. Nos pontos corretos, leva energia diretamente para órgãos, vísceras e canais.
Canais e Colaterais
Por todo nosso corpo, esta descrito trajetos de canais (Meridianos) e seus adjacentes que permitem a circulação de Qi por todo nosso organismo, conectando os membros e órgãos, cima e baixo, interno com externo. Promovendo a livre circulação de energia por todas as células dos nossos corpos.
O Acupunturista, conhece estes trajetos e os locais onde esta enegia emerge (pontos), portanto com a queixa do paciente, através de um interrogatório, exames visuais da língua, tomada de pulso e outras informações relevantes, o profissional consegue entender quais órgãos e vísceras estão acometidos e portanto fazer uma prescrição de pontos que resulte em reequilíbrio.
A perfeita combinação vai fazer com que o Yin e o Yang se interajam de maneira ordenada e livre, promovendo assim Saúde.
Por isso que a Acupuntura é um tratamento particular de cada indivíduo. Pois na medicina chinesa, uma mesma doença pode ser por 1000 síndromes.
Medicina Integrativa
A Medicina Integrativa exprime o caminho mais genuíno para o bem estar completo. Pois trás o potencial de cada terapia que visa ajudar o paciente na sua jornada de saúde física e emocional.
É comprovado o poder da associação de terapias, por isso um Acupunturista jamais vai alterar prescrições de um Médico Alopático. Entendemos que existem limites de cada terapia inclusive a farmacológica.
Por fim, podemos adicionar Exercícios Físicos, Reflexologia Podal, Auriculoterápia, Ventosaterapia, Seitai, Massoterapia, Psicoterapias, Homeopatia, Terapias Energéticas tais como o Reiki e Barras de Access. O paciente poderá desfrutar de uma excelente qualidade de vida quando endereça seu tratamento para bons profissionais, entendendo que a escolha de bons profissionais tem sido desafiadora.
Busca pelo tratamento de Acupuntura
Em conclusão, é cada vez mais crescente a busca por tratamentos integrativos, buscando uma solução mais definitiva e possível para várias moléstias. A acupuntura oferece uma gama muito grande e potente de tratamentos para várias condições, desde dores físicas pelo corpo todo, como problemas funcionais, metabólicos e emocionais.
Se não conhece ainda esta terapia de saúde, não perca mais tempo. Talvez seja a sua solução.