A Medicina tradicional chinesa é uma prática milenar que remonta mais de 4000 anos de conhecimento adquirido através da observação da natureza. Dessa forma, foi possível manter a maior população do mundo, saudável e vitoriosa por milênios. A acupuntura em Campinas e região está disponível, esse ramo incrível da MTC.

Através da manipulação da energia que nós geramos através dos alimentos e respiração, o terapeuta através das agulhas, consegue restabelecer um equilíbrio, uma harmonia entre todos os órgãos, de modo a atingir a homeostase do paciente. Como um dia não é igual ao outro, nossa vida também não é. Portanto estamos falando de uma condição dinâmica de acordo com o tempo, nossas experiências, alimentos e estilo de vida.

Sou o acupunturista Carlos Henrique Biscuola de Souza, formado pela escola EBRAMEC em medicina tradicional chinesa. Possuo curso de atendimento emergencial e craniopuntura de Yamamoto.

Portanto, prestamos serviço de terapia integrativa de medicina tradicional chinesa com as seguintes técnicas:

Acupuntura

Ventosa terapia

Moxabustão

Tuiná

Auriculoterapia

Fitoterapia

Dietoterapia

Na primeira sessão, o terapeuta realizará uma anamnese do paciente, coletará muitos dados; a respeito dos padrões, sinais e sintomas. Realizará inspeção e palpação para diagnosticar qual síndrome acomete o paciente naquele momento. Assim de posse dos dados, passará a elaborar um plano de terapia adequado.

Antes de tudo, é primordial entender que se trata de um processo de mão dupla, onde paciente e terapeuta têm responsabilidades distintas e essenciais e ambos são essenciais para o sucesso do tratamento.

A princípio quando o caso é agudo, a demanda de intervenções e sessões será pequena. Quando falamos de quadros mais crônicos, é necessário estabelecer um número de visitas maior, assim para restaurar a homeostase e equilíbrio do corpo de algo que já acomete o indivíduo há muito tempo, garantindo assim a qualidade de vida.

Doenças tratáveis por acupuntura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a eficácia da acupuntura no tratamento de uma variedade de condições médicas. De acordo com a OMS, a acupuntura pode ser uma opção terapêutica útil para as seguintes doenças:

  1. Dor musculoesquelética: incluindo dores nas costas, dor no pescoço, osteoartrite, artrite reumatoide, dor no joelho, dor no ombro e outras condições relacionadas.
  2. Dores de cabeça e enxaquecas: a acupuntura pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das dores de cabeça, incluindo enxaquecas crônicas.
  3. Dores crônicas: como dor neuropática, fibromialgia, síndrome do túnel do carpo e dor pós-operatória.
  4. Distúrbios emocionais: incluindo ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono.
  5. Distúrbios gastrointestinais: como náuseas, vômitos, azia, síndrome do intestino irritável e constipação.
  6. Distúrbios respiratórios: incluindo asma, sinusite, alergias sazonais e resfriados frequentes.
  7. Distúrbios menstruais e reprodutivos: como síndrome pré-menstrual (SPM), cólicas menstruais, infertilidade e sintomas da menopausa.
  8. Tinidos e Tonturas.
  9. Estética.

Uma consulta de medicina tradicional chinesa, o indivíduo será analisado na sua singularidade. Cada indivíduo é único. Tanto que a mesma doença tem tratamentos diferentes para diferentes indivíduos.

Numa consulta, o terapeuta realizará o diagnóstico e o tratamento, sendo este tratamento em uma visita ou em várias, dependendo da moléstia.

Não se assuste se o acupunturista te perguntar cor da urina, aspecto das fezes e mesmo pedir para mostrar a língua.
Todas estas informações são importantes para definir um bom diagnóstico e consequentemente um bom tratamento. Por isso, é importante falar sobre:

  • Sonhos
  • Aspectos da urina
  • Aspectos das fezes
  • Qualidade da alimentação
  • Qualidade do sono
  • Pensamentos
  • Dores
  • Medicamentos
  • Uso de marcapassos
  • Histórico familiar
  • Hábitos
  • Preferências
  • E muitas outras informações que julgarem importantes.

Não obstante, o terapeuta vai pedir para tomar seu pulso, de vai tirar informações preciosas dos órgãos acometidos.

Uma vez deitado, também é executado uma palpação em pontos específicos.
Além de tudo isso, o terapeuta já terá feito outros exames do momento que o paciente atravessa a porta.

Por isso é importante falar tudo para o seu acupunturista, ele é responsável por guardar todos os seus dados com o maior cuidado.

Existe alguns cuidados necessários para se atentar quando for a uma consulta:

Primeiramente se atente a alimentação, não deverá estar em jejum. Pelo menos uma alimentação leve no máximo 3 horas de antecedência.

Assim também, vestir se de modo que as pernas e as costas fiquem facilmente disponíveis. É recomendado que o paciente traga consigo uma bermuda ou camiseta que pode ser trocado no consultório. Calças compridas geralmente atrapalham o tratamento.

Por último, esteja comprometido com o tratamento:

Desligue o celular, chegue pontualmente, realize suas necessidades antes de entrar na consulta e aproveite a sua sessão.

Entretanto todos os benefícios do tratamento são melhores e obtidos mais rapidamente quando o paciente procura seu profissional ao menor sinal de sintoma.
Por isso, não espere o corpo “gritar”.
Convidamos então a você se apaixonar pela acupuntura e pelos benefícios e o bem estar que você merece. Marque já sua consulta ou compartilhe com quem você ama.

Em síntese, é verdadeira a máxima: “A acupuntura trata do indivíduo, não da doença. “

Os atendimentos de acupuntura em Campinas e região estão disponíveis na Rua Álvaro Ribeiro, 159, Ponte Preta – Campinas.

Para agendar sua consulta use o número 19-99112-5745 ou clique no símbolo do WhatsApp abaixo, que já entra no aplicativo diretamente comigo.
Venha se apaixonar pelos resultados da Medicina Tradicional Chinesa.