A cervicalgia é uma doença conhecida por processos inflamatórios e ou de dor que impedem ou que diminuem o movimento do pescoço. Acomete a parte da espinha denominada coluna cervical. A coluna cervical é composta de 7 segmentos ósseos que conectam o crânio com o tórax. Como conseguimos tratar a cervicalgia pela acupuntura ?
Abaixo algumas dicas de como conseguimos ajudá-lo com o nosso tratamento.
Causas prováveis
De acordo com a medicina chinesa há 4 possibilidades:
- Postural (fator nem interno e nem externo)
- Desgaste dos discos (perda de Jin Yie)
- Emocional (gerando patologias internas)
- Dor nos trajetos de canais e ou colaterais (estagnação)
De acordo com as possibilidades, ainda existe a cronicidade da patologia, que pode ser aguda como crônica.
Por sua vez, as patologias agudas são as mais simples de tratar, pois existem uma chance de melhora superior aos casos crônicos, uma vez que podem indicar degenerações em partes que são muito difíceis de regeneração.
Nos casos mais crônicos ou desgaste acentuado devido um acidente, se faz necessário o acompanhamento de um cirurgião ortopedista.
Tratamento pela medicina chinesa
A medicina chinesa tem efeitos muito positivos no tratamento da cervicalgia com:
Moxibustão
O tratamento desta técnica envolve em dispersar o ponto de estagnação através de calor indireto na área afetada.
Ventosa
o tratamento com ventosaterapia é bastante eficiente quando a dor está sendo irradiada para a musculatura proximal. As vezes a dor da região é tensional e não tem origem na coluna cervical. Nestes casos o uso das ventosas podem promover uma boa solução.
Auriculoterapia
A auriculo pode ser empregada, tanto com a utilização das sementes, quanto com a aplicação de técnicas de sangria e agulhamento. A auriculo tem efeitos muito bons com técnicas de transfixação de agulhas na áreas vertebrais como um todo.
Acupuntura sistemica
Acupuntura tem diversas técnicas para o tratamento local e de ramo, bem como para o tratamento raiz.
É importante salientar que sob a ótica da medicina chinesa, cada paciente tem uma patologia diferente para a mesma doença. Somente após uma consulta e levantamento do diagnóstico pelo acupunturista, o mesmo poderá estabelecer o princípio de tratamento.
Há que se buscar a origem da moléstia e por conseguinte o que poderá ser feito para que não ocorra novamente.
Mesmos nos casos onde haja uma degeneração óssea ou traumas na região, a acupuntura consegue trazer melhora na dor e aceleração no fortalecimento ósseo.
Sendo assim, não adie o seu tratamento e nos procure para uma avaliação e tratamento.
0 comentário